
Notícias Contábeis
Mais da metade dos brasileiros já utilizaram serviços digitais via GOV.BR em 2025

Mais da metade dos brasileiros utilizaram os serviços digitais disponíveis no GOV.BR em 2025. Ao todo, mais de 130,6 milhões de pessoas foram atendidas virtualmente na plataforma do Governo Federal. O número de pessoas que entraram n o GOV.BR para acessar pelo menos um serviço neste ano já é maior que todo o período de 2024, que foi de 130,3 milhões de acessos únicos A média mensal de acessos únicos passou de 15 milhões por mês em 2025, um aumento de 68% em relação ao ano de 2022 e de 41% na comparação com 2024. Os dados foram revelados, nesta quarta -feira (1 7 /9), pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
O acesso único conta o número de pessoas que acessaram a plataforma no ano, independentemente do número de vezes. Ele representa, portanto, que 130,6 milhões de pessoas diferentes já acessaram o GOV.BR esse ano. É um número diferente da análise da autenticação com sucesso, que registra todas as vezes que todas as pessoas acessaram em um determinado período. Em 2025, foram 3 ,5 bilhões de autenticações com sucesso.
“Essa quantidade de acessos comprova que as pessoas já entenderam que o GOV.BR simplifica e facilita a vida delas , e demostra também a robustez da plataforma”, celebra o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. “É importante diferenciar também esse número de acessos únicos do número total de contas ativas, que são de 170 milhões. Um jovem que fez o Enem no final do ano passado tem uma conta, mas isso não significa que ele precisou usar o GOV.BR este ano”, exemplificou o secretário.
Um dos serviços mais utilizados pelos brasileiros é a Assinatura GOV.BR. Somente em 2025, foram 140 milhões de assinaturas realizadas pela plataforma. O advogado baiano Eduardo Felipe Teixeira Lima conta que passou a utilizar a ferramenta há pouco tempo. Ele relata que a assinatura otimizou o seu tempo e ainda a considera sustentável , já que não é preciso o uso de papel , além de ser 100% autêntica.
“Então, tenho utilizado a Assinatura GOV.BR há alguns meses para a assinatura de procuração e de contratos . Enfim, tudo o que eu utilizava antes para assinatura de próprio punho, substituí em 100% pela Assinatura GOV.BR”, completou Eduardo.
Além da assinatura, estão e ntre os serviços mais utilizados o Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem , Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito. Na plataforma, também é possível pesquisar por serviços de acordo com o perfil do usuário, seja ele estudante, agricultor, turista, empreendedor ou trabalhador.
Faça a sua conta
Para utilizar a plataforma, o primeiro passo é acessar a loja do seu dispositivo e fazer o download do GOV.BR. Após abrir o aplicativo, digite seu CPF e clique em “continuar”, para criar ou alterar sua conta. No primeiro acesso, é preciso realizar o cadastro. O cidadão preenche um formulário simples e seus dados podem ser validados na Receita Federal ou no INSS. Todavia, esse formulário só permite o nível bronze. Nesse caso, utilizar o aplicativo é uma vantagem, pois a ferramenta já oferece automaticamente a opção para o aumento de nível de conta.
Uma conta de nível Prata é conseguida a partir do reconhecimento facial para conferência da foto com a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Também é possível ter uma conta desse nível a partir da validação de seus dados em um dos 16 bancos credenciados na plataforma.
Já para ter uma conta Ouro, que permite acesso a qualquer serviço público digital e garante uma ampla segurança para os cidadãos, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou, ainda, a partir de um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.
Em caso de dúvidas, as pessoas podem acessar o gov.br/conta ou falar com um técnico da Secretaria de Governo Digital (SGD) pelo gov.br/atendimento.
Fonte: Agência Gov


Com vencimento dia 22, DAS-MEI poderá ser pago com cartão de crédito
Ler mais
Atualização do limite do Simples Nacional passou a ser questão de sobrevivência empresarial, defendem empresários
Ler mais